Família Dias

LEANDRO E A SUA AGRICULTURA ORGÂNICA

Leandro me contou que seus avós paternos vieram da Bahia, assim como seu avô materno. Apenas sua avó materna era do interior paulista. Vieram da Bahia para Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, para trabalhar na plantação de café.

Uma família que sempre trabalhou na terra, porém, na propriedade dos outros, como arrendatários ou meeiros, aquele sistema onde o produtor mora e produz na terra, e divide o lucro da produção com o proprietário.

Em 1979, ocorreram grandes geadas que destruíram muitas plantações de café, fazendo com que os avós e o pai do Leandro se mudassem do interior para a capital.

Leandro nasceu em São Paulo e, bem jovem, começou a trabalhar. Foi trabalhando em um restaurante como estoquista, e fazendo um curso técnico em Meio Ambiente, que ele observou a quantidade de alimentos jogados fora, sem destino. Era um restaurante industrial, que servia de quatrocentas a quinhentas refeições por dia. Ele observava muita sobra, muito resíduo…

Será possível que não se pode aproveitar todo esse alimento?, refletiu Leandro. Foi então que ele começou a pesquisar, ler, fazer cursos de minhocultura e horta orgânica. E foi assim que ele chegou na agricultura orgânica. Era nisso que Leandro queria trabalhar: com AGRICULTURA ORGÂNICA!

Leandro foi fazer faculdade de agronomia em Adamantina. Lá, conheceu e se apaixonou pela Jéssica, que fazia veterinária, e se formaram e se casaram.

Conheceu Yoshio Tsuzuki, engenheiro agrônomo, formado no Japão, e co-fundador da AAO (Associação de Agricultura Orgânica), um incentivador dessa prática, com suas ricas pesquisas e técnicas por um sistema agrícola saudável para o meio ambiente e para os produtores. (Vale uma pesquisa à parte sobre esse ser que tanto contribuiu para a agricultura orgânica em nossa região!) E foi graças ao Sr. Yoshio Tsuzuki que temos o Leandro em nossa EcoFeira!

Recém-formados, Leandro e Jéssica fizeram um combinado: quem arrumasse emprego primeiro, o outro o ou a seguiria, e o destino deles foi Cotia! Pois foi Yoshio Tsuzuki quem convidou Leandro para trabalhar na sua terra, em Cotia.

Sua primeira EcoFeira foi a do SESI Cotia, na época em que a EcoFeira era itinerante e contava com o apoio maravilhoso da equipe da Cris Oka, Secretária de Turismo de Cotia, que divulgou e chamou todos os produtores rurais de orgânicos para participarem da feira. Desde então, Leandro nunca mais deixou de fazer uma feira!

Com muito trabalho e suor, seus produtos foram aumentando e a clientela da EcoFeira também. Assim, com muita vontade, e acreditando na importância de uma produção limpa e saudável, Leandro e Jéssica compraram sua própria terra, tiveram o Vitor, um garotão lindo, forte, criado com orgânicos produzidos em casa, (quanto privilégio, né?) e hoje ele tem um ajudante que vai todos os domingos na EcoFeira.

Dá gosto de ver essa jovem família prosperando de uma maneira tão nobre, contribuindo por um Planeta saudável e nos dando a oportunidade de consumir alimentos puros e frescos!

Ao Leandro e a toda sua história: MUITO OBRIGADA!!


Conheça os produtos da Família Leandro.

 

Daniela Terracini
Últimos posts por Daniela Terracini (exibir todos)