Elena e Maristela

Nasdarovia* – preservando as origens através dos sabores

Elena participa desde a primeira EcoFeira, realizada há sete anos na Escola da Granja.

Conhecer sua história ajuda a apreciar seus produtos: conservas, antepastos, compotas, geleias, carnes e peixes defumados artesanalmente. Estes são os que fazem mais sucesso.

E de onde vem esta tradição? direto da Rússia!

A avó de Elena, Melania Antropoff, nasceu em1886 em Irkutsk, na Rússia. Como tantas outras moças da região, Melania aprendeu a aproveitar as estações menos frias do ano para processar as geleias, compotas, molhos e carnes de caça, que sustentariam a família no longo inverno de 40 graus negativos, transmitindo estas técnicas seculares a sua filha Nadejda.

Com o advento da revolução bolchevique de 1917, a família transferiu-se para cidade chinesa de Harbin, uma concessão russa de extensão da ferrovia Transiberiana.

Em 1949, quando ali já existia uma das maiores comunidades de europeus do Extremo Oriente, nova revolução, agora maoísta, e mais uma vez a família Antropoff parte em busca de vida nova: desta vez a escolha recai sobre o Brasil, bem longe das revoluções e das temperaturas negativas.

Mesmo o clima sendo outro, os hábitos alimentares permanecem e passam de mãe para filha, chegando finalmente à mesa dos frequentadores da EcoFeira.

Elena aprendeu a cozinhar tanto com a avó quanto com a mãe e também o pai, que era o responsável pelos defumados. Moravam todos juntos e a  casa era sempre repleta de conservas e geleias. “Nenhum alimento era desperdiçado, ou se transformavam conserva, ou geleia ou defumado”, conta ela.

Estabelecida em Cotia há 20 anos, Elena continua a seguir a culinária dos seus ancestrais, no seu dia a dia. E a história não acaba aqui! Sua filha Giovanna, que tem 38 anos, além de por a mão na massa, está compilando suas receitas e os hábitos alimentares da família.

Quem sabe logo teremos um livro interessante na praça.

Quanto à sua participação na EcoFeira, ela declara com orgulho:

“A principal conquista é a sensação de fazer parte de uma atividade que vai além do aspecto comercial, mas de valorização do trabalho artesão e sustentável como os de produtos orgânicos oferecidos na feira, além de ter feito um circulo de ótimos amigos.”

* NASDAROVIA (saúde quando se brinda), o nome de seus produtos é uma homenagem às Babushkas, apelido carinhoso de “vovós” em russo, uma homenagem a sua mãe Nadejda e sua avó Melania.


Conheça os produtos da Elena.

 

Toni Somlo
Últimos posts por Toni Somlo (exibir todos)