Biba – Birgit Marion Behning

Birgit Marion Behning – Um lindo nome para um apelido muito carinhoso – Biba –  como todos a conhecem.

Nascida em São Paulo, formou-se em odontologia  mas as artes manuais sempre chamaram sua atenção  e a paixão pelas artes,  vinda com certeza da influência do avô  paterno – exímio pintor de telas -, levou-a desde cedo a dedicar-se ao artesanato como um delicioso hobby.

Desde pequena suas curiosidades foram  incentivadas por sua família o que veio a  contribuir para que hoje ela  tenha nessa atividade sua principal fonte de renda.

Fez cursos  de pintura em tecido, em madeira, em tela, em porcelana e cerâmica de torno. Aprendeu a produzir  suas velas  além de muitas outras peças que hoje compõem seus trabalhos.

Ao iniciar-se o novo século –  exatamente no ano 2000 –  mudou-se para a Granja já em busca de uma vida  mais calma e sustentável. Como cliente das primeiras Ecofeiras, encantou-se  com a proposta  de sustentabilidade e de processos  próximos dos artesãos e dos produtores rurais que já se revelava como uma forma mais autêntica  e mais humana de comércio.

Suas lembranças das belíssimas telas do avô até hoje a influenciam em seu trabalho agora profissional. Assim,  em junho de 2013 tomou a decisão  de apresentar seus trabalhos e de  participar  pela primeira vez  da Ecofeira.

Seu material  principal  é  a  madeira.  Garimpando peças em demolições, em descartes de marcenaria ou recortando o MDF  – uma fibra de média intensidade criada como forma de aproveitamento de sobras
de cortes de madeira -,  ela trabalha  com  criatividade olhando-as e decidindo a aplicação de materiais acessórios  e a consequente  transformação em peças  decorativas e funcionais.

O resultado sempre encanta, pois  as peças são sempre únicas, feitas com suas próprias mãos e, principalmente, com a beleza só possível através da energia do coração  com que são produzidas.

Concorda com o que diz  Clarice Lispector : “Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la
humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz”.

E Biba  procura viver de acordo com essas sábias palavras!


Conheça os produtos da Biba aqui.

 

Heloísa Reis
Últimos posts por Heloísa Reis (exibir todos)